Educação

A 4HEADS – Educação nasceu do desejo em se trabalhar com a Pedagogia da Cooperação e Metodologias Colaborativas dentro das escolas e demais Instituições de Ensino, com intuito de promover transformação em valores por meio de experiências de respeito que incluem todos que fazem parte do convívio diário. Fazendo do convívio e dos processos de relacionamento, ocasiões para vivenciar valores como colaboração, liberdade, dignidade, solidariedade, igualdade, diversidade, justiça e paz, que têm como pressuposto e condição essencial a prática do respeito entre todos na comunidade.

Também é uma oportunidade de estarmos alinhados a nova versão da Base Nacional Comum Curricular, onde prevê que os estudantes devem, ao longo da educação básica, desenvolver competências cognitivas e socioemocionais para sua formação. Nesta atual BNCC são 10 as competências gerais determinadas e consideradas fundamentais para os estudantes, entre elas a competência número 9 está ligada a nossas intenções, e é descrita como:

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza (Base Nacional Comum Curricular, 2018).

Acreditando na importância de processos colaborativos para a criação de um ambiente harmonioso e consequentemente mais significativo e propício para o aprendizado, oferecemos temas relevantes para estimular práticas cooperativas na ação pedagógica da comunidade escolar. São eles:

Comunicação não violenta

Integrando práticas de diálogo, comunicação e movimento, neste tema convidamos os participantes a vivenciarem diferentes sensações nas relações humanas, por meio de jogos que exercitam a atenção, fala, escuta ativa e empatia. Através de jogos simples, possibilitamos um olhar cuidadoso para as relações em grupo, estimulando a escuta e a cooperação, abrindo espaços de reflexão para como nos colocamos nas nossas relações, nos atentando principalmente para temas como diversidade, inclusão, afetividade e colaboração.

 

Nesta oficina temos como objetivos:

– Desenvolver uma percepção crítica com relação a forma como nos comunicamos;

– Refletir sobre as ações e intenções na relação com o outro;

– Estimular escuta, integração e cooperação;

– Refletir sobre diversidade, inclusão, inteligência coletiva, afetividade e o fazer como caminho de aprendizagem.

Jogos cooperativos

Neste tema temos como intenção aumentar o repertório de atividades lúdicas e cooperativas dos educadores para que juntos compreendam seus objetivos, suas características e possibilidades de aplicação.

Apresentamos propostas de atividades e jogos que ofereçam possibilidades cooperativas de jogarmos juntos e refletirmos, através do jogo, nossas relações consigo mesmo, com o outro e com o grupo que estamos inseridos.

 

Nesta oficina temos como objetivos:

– Possibilitar experiências cooperativas e significativas para o grupo escolar (alunos, professores, coordenadora, diretora e demais funcionários);

– Oportunizar formas de trabalho coletivo e formas reflexão sobre nossas ações pessoais e profissionais;

– Contribuir para a adoção do respeito mútuo e do respeito à diversidade, valorizando a contribuição de cada indivíduo para o sucesso coletivo.

Inclusão: A responsabilidade não é minha

Quando fechamos os olhos para o que está bem a nossa frente, somos responsáveis pelo que não fazemos e pelo que não dizemos.

A inclusão independe de deficiências, ela deve acontecer com todos. A responsabilidade é de quem?

A verdadeira inclusão é aquela em que o incluído nunca se vê diferente em um grupo. Estamos exercendo essas ações como deveríamos?

Nesta oficina temos como objetivos:

  • Dialogar e encontrar novas perspectivas de inclusão
  • Refletir sobre novas atitudes

O brincar na prática pedagógica:
Jogos, brinquedos e brincadeiras

Compartilhar, aprender e ensinar valorizando o brincar como forma privilegiada de se expressar, interagir e aprender sobre o mundo, bem como desenvolver valores e encontrar soluções em momentos desafiadores.

Nesta oficina temos como objetivos:

  • Refletir sobre o papel e a importância da brincadeira, do brinquedo e da ludicidade no desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo da criança
  • Estabelecer relações entre brinquedo, brincadeira e fases do desenvolvimento infantil
  • Integrar o conhecimento adquirido na formação à rotina de trabalho

Música circular

Integrando práticas de percussão corporal, voz e movimento, esta oficina convida os participantes a vivenciarem a criação musical coletiva por meio de jogos rítmicos e de improvisação tendo apenas o corpo como recurso. Combinando técnicas simples com um olhar

cuidadoso para as relações em grupo, a experiência estimula a escuta e a cooperação, abrindo espaços de reflexão tanto sobre caminhos lúdicos para o fazer musical quanto sobre diversidade, inclusão, afetividade e colaboração.

 

Nesta oficina temos como objetivos:

– Desenvolver a musicalidade do grupo por meio de jogos e improvisação;

– Reconhecer as potencialidades do corpo como caminho de musicalização;

– Estimular escuta, integração e cooperação;

– Refletir sobre diversidade, inclusão, inteligência coletiva, afetividade e o fazer como caminho de aprendizagem.

Confira os outros Serviços

Esporte e Bem-Estar

Apresentamos a você abordagens preventivas e instrutivas na área da saúde

Esporte e Bem-Estar

Apresentamos a você abordagens preventivas e instrutivas na área da saúde
Saiba Mais

Desenvolvimento Humano

Desenvolvemos treinamentos com foco no trabalho em equipe

Desenvolvimento Humano

Desenvolvemos treinamentos com foco no trabalho em equipe
Saiba Mais

Recreação e Lazer

Desenvolvemos e coordenamos atividades lúdicas para a sua festa

Recreação e Lazer

Desenvolvemos e coordenamos atividades lúdicas para a sua festa
Saiba Mais