Saiba o que é como funciona a Pedagogia da Cooperação

Segundo o dicionário a palavra cooperação também pode ser definida como colaboração. A metodologia da Pedagogia da Cooperação segue a mesma premissa e visa despertar o sentimento colaborativo entre membros de um determinado grupo para transformar sua realidade.

Essencialmente pode-se dizer que Pedagogia da Cooperação é uma metodologia composta por princípios, práticas, processos e procedimentos que visam criar uma cultura de colaboração nas relações humanas, despertando a coletividade.

Na Pedagogia da Cooperação todos são importantes, trabalham juntos em prol de um objetivo comum. Mesmo assim, cada membro do grupo é considerado um mestre-aprendiz que, ao utilizar sua autonomia promove um bem para todos e não apenas para ele mesmo.

Basicamente a Pedagogia da Cooperação tem como pilares, sete práticas fundamentais para sua aplicabilidade.

São eles:

1 – Com-tato: Momento do encontro entre os integrantes do grupo;

2 – Contrato: Definição de regras e metas, período onde todos podem opinar;

3 – In-quieta-ações: A explanação dos problemas que possam estar preocupando todos os integrantes do grupo;

4 – Alianças e parcerias: Período em que os integrantes do grupo têm e possibilidade de estabelecerem alianças, com o objetivo de conquistar algum bem comum, momento em que o sentimento de cooperação costuma ser desperto;

5 – Soluções como-uns; Todos analisam as soluções comuns e escolhem quais serão colocadas em prática;

6 – Projetos de cooperação; Com as soluções devidamente apontadas, surgem os projetos de cooperação que, impulsionaram a prática dessas soluções, colocando definitivamente em prática a Pedagogia da Cooperação;

7 – Celebrar o ven-Ser: Ninguém vence individualmente, todos ganham juntos e a celebração finaliza o processo que, obviamente deixa muito aprendizado, constrói experiências e fortalece o sentimento de que juntos todos são mais fortes!

Além dos 7 pilares, existem quatro posturas essenciais para a implementação da Pedagogia de Cooperação:

  1. Desapego;
  2. Plena atenção;
  3. Abertura compartilhada;
  4. Integridade.

Aplicar a Pedagogia da Colaboração dentro de uma empresa, grupo, governo, comunidade, ONG, escola, família e nas relações sociais de modo geral, pode trazer inúmeras vantagens. Entre elas:

  • As pessoas aprendem a valorizar o papel de cada indivíduo do grupo, entendendo que todos são importantes para a vida coletiva;
  • Como entendem a importância de cada membro, as pessoas ficam mais abertas e solícitas às demandas dos outros;
  • Sendo assim, a ajuda mútua é comum e frequente;
  • A tendência é que todos os membros do grupo sintam o desejo de contribuir e participar;
  • A produtividade costuma aumentar.

Em suma, a Pedagogia da Cooperação é uma proposta interessante, funcional e assertiva para a criação de ambientes mais saudáveis e colaborativos, uma metodologia que acima de tudo ajuda na solução de problemas, ajuda a alcançar objetivos e a resolver conflitos, de forma eficiente, sustentável e agradável para todos.

Fundada em 2012 a 4 Heads – Desenvolvimento Humano tem como compromisso promover a harmonia entre colaboradores de empresas por meio da Pedagogia da Cooperação, desenvolvendo o processo de Jogos Cooperativos.

Com atendimento diferenciado, excelência na prestação de serviços e equipe multidisciplinar, desenvolvemos e coordenamos atividades lúdicas, a fim de proporcionar momentos de aprendizagem, prazer e desenvolvimento.

Já imaginou mudar o clima da sua empresa e criar uma nova realidade para seu negócio, a partir dos esforços coletivos de seus funcionários, colaboradores e clientes?

Com a Pedagogia da Cooperação é possível e nós estamos aqui para ajudá-lo neste processo. Gostou da ideia? Deseja conhecer um pouco mais do nosso trabalho?

Entre em contato conosco! Estamos prontos para iniciar o projeto que vai mudar a história da sua vida e do seu negócio.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email