Saiba como usar a internet a favor do desenvolvimento das crianças

Nos últimos meses, a internet se tornou uma importante aliada dos pais dentro de casa. É por meio das ferramentas digitais que muitas crianças estão estudando, brincando, interagindo com os coleguinhas… Mas você sabe como utilizar a internet a favor do desenvolvimento dos pequenos? Então vamos descobrir como ela pode favorecer inúmeras atividades durante a infância.

As crianças de hoje nasceram cercadas de novas tecnologias. Se no passado o “moderno” ficava por conta do rádio, televisão ou fita cassete, hoje isso é representado por smartphones, notebooks, smartvs, tablets e outros equipamentos que os pequenos não têm dificuldade nenhuma em usar.

E sabe o que todos estes equipamentos têm em comum? Acesso à internet. Então, como utilizar todos esses recursos a favor do desenvolvimento dos pequenos, ensinando-os a usar com moderação e em segurança?

Para começar, é importante saber que a tecnologia ajuda a aprimorar o raciocínio perceptual. Por isso, alguns jogos em tablets e computadores ajudam a criança a desenvolver percepções de cores e tamanhos.

Mostrar imagens da internet pode ser uma estratégia interessante no processo de aprendizagem ao explicar conteúdos como biologia, história, geografia, de acordo com os temas abordados. Desta forma, a internet ajuda a enriquecer a forma como esta informação será absorvida.

Outro benefício da internet no desenvolvimento das crianças é que ela pode ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico, principalmente como forma de treinamento da tomada de decisões e da capacidade de solução. E ainda existem dispositivos conectados que ajudam crianças a desenvolverem melhor tempo de resposta, estimulando a agilidade.

Mas, atenção à segurança!

É importante controlar o tempo e o uso da internet pelas crianças, além de todo o tipo de conteúdo acessado. Por isso, aqui vão algumas dicas:

  • Estipule um tempo de acesso das crianças, para que organizem os estudos e atividades realizadas na internet em paralelo às offlines.
  • Oriente que eles não devem compartilhar imagens próprias ou outras informações com os contatos e que não podem se comunicar com estranhos ou acessar sites inseguros.
  • Peça para que conversem com você em qualquer caso de dúvida ao usar o acessório, também por segurança da privacidade e também do dispositivo.

A equipe da 4Heads Soluções Lúdicas busca promover a transformação em valores por meio de experiências que fazem parte do convívio diário, e hoje isso também inclui o uso da internet. A empresa é movida pelo propósito de entregar as melhores informações soluções lúdicas na área de recreação e lazer, desenvolvimento humano, educação e esportes, como as compartilhadas neste texto. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email