Crianças na quarentena: confira sugestões de brincadeiras em casa

Devido a pandemia, as escolas estão fechadas, e com isso as crianças agora estão em casa por tempo integral. Em parte do dia, os pequenos estavam em home schooling. Desta forma, eles passavam boa parte do dia realizando atividades enviadas pela escola. Entretanto, agora, no período de férias, eles só querem saber de uma coisa: brincar! E, neste cenário, os pais têm a missão de manter as crianças entretidas no espaço residencial o máximo que puderem. Então, temos sugestões de brincadeiras que vão ajudar os adultos a se divertirem com as crianças em casa!

As atividades foram sugeridas pelo documento “Brincando com as Crianças Durante a Pandemia da Covid-19”. O conteúdo foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação da Infância, da UFLA (Universidade Federal de Lavras). Aqui, os especialistas ressaltam que “estender o brincar e a interação entre pares para a família, além de proporcionar prazer, estimula a afetividade e os laços familiares”. Além disso, eles destacam que “momentos alegres e de descontração marcam a infância e criam memórias que além de lembranças, serão base de afeto, solidariedade e cuidado com o próximo”. Agora, vamos as brincadeiras?

Brincadeiras para coordenação motora

Sabemos que crianças têm muita energia. Afinal, estão em fase de crescimento e com muita disposição! Por isso, algumas brincadeiras ajudam os pequenos a colocarem em uso esta energia e também possibilitam o estímulo aos avanços da coordenação motora. São elas: pular elástico ou corda, brincar com o bambolê ou com massinha (que pode até ser feita em casa, utilizando água e farinha de trigo). Vale ressaltar ainda que jogos de montar e encaixar peças também exigem atenção e foco.

Artesanato

Além das brincadeiras para coordenação, você pode ainda usar a criatividade e o que tiver em casa para criar artesanatos divertidos! Isso porque brinquedos de sucata, origamis, desenhos, cartinhas são ótimas opções de entretenimento. Quando criados em diferentes materiais e cores, são ideais para colocar a imaginação da criançada para funcionar. Inclusive, você pode propor também imagens para colorir. Desta forma, as crianças vão passar muito tempo entretidas até concluírem o desenho!

Atividades musicais e de expressão corporal

Certamente você já conhece as próximas sugestões. Afinal, vamos falar de exemplos que fizeram parte da sua infância. Você deve conhecer canções de ninar, trava-línguas, adivinhas, contação de histórias e canções de roda, além daquelas brincadeiras como brincar de estátuas e dança das cadeiras. É muito importante inseri-las no dia a dia. Conforme acontecem, essas brincadeiras proporcionam o desenvolvimento da expressão corporal, concentração, disciplina. Muito mais que isso, elas reforçam a atenção, por meio do contraste entre som e silêncio.

Com essas sugestões, a equipe da 4heads Soluções Lúdicas espera que você e sua família tenham excelentes momentos de interação enquanto estão vivendo a quarentena. Nossas brincadeiras levam a você o nosso propósito de entregar as melhores soluções lúdicas na área de recreação e lazer, desenvolvimento humano, educação e esportes é o que nos move. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Entre em contato!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email